Como saber se um terreiro é bom?
Há tempos eu sustento a opinião de que, lamentavelmente, uma parte considerável dos terreiros de Umbanda sejam ruins. Essa opinião foi construída, especialmente, nos anos de convivência/contato com pessoas de todo o Brasil e, por consequência, de todas as histórias que ouvi neste sentido. Mas, talvez você esteja se perguntando: como saber se um terreiro é bom? Essencialmente, observando três coisas: 1 – Os trabalhos são voltados ao bem? Os trabalhos espirituais se fundam em princípios como a benevolência, exercício das virtudes, do perdão, da compaixão, do amor ao próximo ou eventualmente se faz uma amarração, uma queimada de inimigo e por aí vai? Não é possível limpar e sujar ao mesmo tempo! Logo, o terreiro que não é compromissado com o bem é por natureza ruim. 2 – Como as pessoas se tratam? As pessoas do terreiro parecem felizes por estar ali ou estão sempre de cara feia? Há educação e cordialidade no trato de uns para com os outros ou se lava roupa suja na frente dos consulentes? L...