Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Curiosidades

Há tempos se estraga a Umbanda

Imagem
  Este recorte é um trecho do livro: Umbanda e o Poder da Mediunidade , de Matta Silva, escrito em 1964. Trata-se de um resumo tão atual sobre o que se faz por aí em nome da Umbanda que parece ter sido escrito ontem, não é mesmo?

Defesas espirituais de um terreiro

Imagem
 

Como a Umbanda trata o Homossexual?

Imagem
A pergunta de hoje é da @janeoliva_66 e ela quer saber: Como a Umbanda trata, acolhe ou aceita a homossexualidade? Diferentemente de outras religiões que procuram estabelecer um código rígido e complexo sobre a moralidade, a Umbanda se baseia em princípios simples e claros, por entender que somente Deus é bastante isento para julgar as pessoas. Por esta razão, seja no que se refere à sexualidade ou ao estilo de vida, as pessoas são acolhidas em sua integralidade, sem nenhum tipo de embaraço ou privilégio: botou a roupa branca, cada um tem sua função e desempenha um papel, independentemente de quaisquer outros fatores. Assim, o homossexual é tratado como o heterossexual, pois se entende que a sexualidade de cada pessoa é assunto íntimo e não diz respeito ao terreiro ou à religião. Podemos ir além. A primeira vez que convivi com uma pessoa trans foi dentro do terreiro e em todo o período de convivência, nunca ouvi uma palavra de censura das entidades, o que nos mostra o caminho adotado p...

Dez anos de Umbanda!

Imagem
Há dez anos - em 08/01/2013 -, uma pessoa desconhecida com quem conversava na internet me fez uma pergunta que mudou a minha vida. Falávamos sobre Espiritismo, quando ela me perguntou: - Qual a diferença entre Umbanda e Espiritismo? A minha resposta foi clássica: A Umbanda possui atabaques, o Espiritismo não; A Umbanda usa elementos como velas, bebidas, fumo, o Espiritismo não, etc.  Contudo, assim que lhe respondi, uma “voz” ressoou dentro de mim, dizendo: - Essas são diferenças. Mas, você não sabe o que é a Umbanda... E, de fato, não sabia. Nunca tive maior contato com pessoas do meio e não me lembro de ter lido nada sobre a religião de forma mais profunda.  Estava de férias do serviço e, como acontece hoje, chovia muito. Passei vários dias no computador lendo, conversando, pesquisando, produzindo conteúdo, assim como faço hoje em dia.  Entrei no Youtube e pesquisei sobre a Umbanda. Deparei-me com o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=boQgEv6YjBI, uma palest...

UMA CURIOSIDADE SOBRE AXÉ E SARAVÁ

Imagem
A palavra “axé”, tipicamente usada no Candomblé, refere-se tanto a uma energia espiritual quanto a um cumprimento, uma saudação. Quando alguém diz “axé” a outra pessoa, é como se desejasse a essa outra pessoa este mesmo “axé”, energia, força. Contudo, classicamente, a saudação típica da Umbanda é “salve” ou “savará”, não "axé"! A própria palavra “saravá” é uma corruptela de “salve a” (clássica saudação) que, em razão da dificuldade de pronúncia pelos antigos escravos, acabou se transformando em “salavá/saravá” e sempre foi largamente utilizada dentro da religião. Há algum problema em se usar “axé” ao invés das outras? Não, nenhum! Contudo, “salve e saravá” é que são saudações tipicamente umbandistas. Leonardo Montes