Livros

 Segue abaixo os livros publicados por mim para download gratuito:


Diário de um Médium Iniciante

Baixe aqui

Neste livro (não revisado ortograficamente) descrevo o mais detalhadamente possível o processo do meu desenvolvimento mediúnico na Umbanda e apresento algumas reflexões e dicas aos médiuns iniciantes.

"Mergulhei sinceramente no trabalho. Auxiliava em tudo. Preocupava-me, por vezes, mais que o próprio médium no preparo dos elementos de trabalho de suas entidades. Acompanhava com vivo interesse cada atendimento, cada palavra amiga que as entidades ofereciam aos consulentes."

Incorporando em casa

Baixe aqui

Neste livreto, descrevo algumas dicas e orientações aos médiuns que, por uma razão ou outra, resolveram atender mediunicamente em suas residências.

"Concorde-se ou não com atendimentos mediúnicos em casa, o fato é que eles existem. Todos os dias, milhares de médiuns vestem-se de branco, tomam seus banhos de ervas, vão até o quintal ou a um cômodo nos fundos de suas casas, incorporam seus guias e atendem amigos, familiares e, por vezes, desconhecidos que os procuram em busca de uma palavra amiga, um socorro espiritual, uma caridade".


Curso Básico de Umbanda

Baixe aqui

"O público-alvo deste estudo é, especialmente, o leigo. Meu objetivo ao produzi-lo é o de reunir informações básicas (daí o nome do curso), a fim de que o leigo realmente interessado possa, ao término do mesmo, ter uma noção bastante completa dos elementos básicos e fundamentais da religião segundo a doutrina que aprendi e é praticada em nosso terreiro. É importante ressaltar que a Umbanda é plural e, por isto, existem várias leituras sobre seus princípios e fundamentos. O que apresentarei nesta coletânea é o resultado daquilo que aprendi nestes anos com as entidades e também fruto dos meus estudos e reflexões, portanto, apenas uma dentre tantas outras leituras possíveis..."


O Lado Amargo da Espiritualidade


livro

"Há muito tempo desejo escrever este livro. Contudo, diversas vezes rejeitei a minha vontade. Os temas que desejo abordar não são facilmente encontrados em outras obras, embora não possuam nada de novo: são aquilo que frequentemente não se fala, apesar de todos sentirem na pele. O primeiro desafio seria escrever com esperança, pois embora os assuntos sejam pesados e, por vezes, tristes, a minha intenção não é a de desanimar os futuros trabalhadores da espiritualidade, mas contribuir de forma significativa para que possam, conscientemente, fazer a escolha por este caminho sem tantas surpresas pela frente." 

Cadernos de Umbanda

"Este arquivo em PDF é o resultado dos textos que escrevi entre 26/04/2019 e 25/10/2021 sobre a Umbanda praticada em nosso terreiro (portanto, apenas uma maneira de se pensar tais assuntos). Foram publicados, originalmente, no blog umbandasimples.com.br e também divulgados em meus grupos de WhatsApp, páginas do Facebook, etc."

Desenvolvimento Mediúnico na Umbanda

"Era costume, entre as antigas ordens de cavaleiros medievais, 
grafar frases de efeito em suas espadas. Uma das mais famosas 
dizia: “Não me desembainhar sem razão, não me empunhar 
sem valor”. Isto é, os cavaleiros só deviam retirar suas espadas se 
houvesse uma causa justa e, depois de retirada, deveriam empunhá-la com muita honra, nunca esquecendo os valores nobres de um 
cavaleiro.

Penso que esta frase se aplica perfeitamente à mediunidade no 
contexto da Umbanda: jamais devemos utilizá-la sem razão e 
nunca devemos esquecer nosso compromisso espiritual, 
parafraseando."

Ayahuasca para leigos


"Como fica claro – caro leitor – estou muito longe de ser um expert no assunto. Porém, nestes anos todos, li muitos artigos, reportagens, livros, conversei com muita gente sobre o assunto e tudo isso, somado às minhas vivências (não tão numerosas), porém, sempre profundas e respeitosas, me dá condições de, ao menos, oferecer algumas palavras aos leigos que, como fiz no passado, talvez tenham chegado a este livro pesquisando sobre o assunto na internet. Importante salientar que tudo que escrevo é o resultado de minhas pesquisas e vivências, sendo, portanto, opinião pessoal. Opinião esta que compartilho, especialmente, com o público espírita-umbandista, público que acompanha o meu trabalho espiritual e que se interessa pelo assunto com ressalvas."