Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Ervas

ERVAS, NOSSAS AMIGUINHAS?

Imagem
De modo geral, chamam-se de ervas, no contexto da Umbanda, toda e qualquer planta, folha, raiz, flor, etc. É uma palavra  generalizada para  facilitar a compreensão do "reino vegetal" na religião.  Seu uso foi fartamente disseminado, especialmente pelas imensas dificuldades enfrentadas pela população pobre no início do século XX que raramente conseguia ter acesso a algum serviço de saúde. A sabedoria ancestral aliou-se ao saber espiritual, fazendo das ervas um recurso poderosíssimo para o tratamento dos males deste e do outro mundo. Foi neste contexto que os terreiros se transformaram em "consultório de pobre" e foi assim que muita gente conheceu a Umbanda. De lá para cá, porém, muita coisa mudou. A medicina avançou, o SUS surgiu, o acesso à saúde melhorou sensivelmente (esta é a principal razão pela qual quase não se vê mais as garrafadas, tratamentos com raízes, xaropes e chás recomendados pelas entidades), de modo que, atualmente, elas têm focado seus esforços em...