Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Oferendas

Oferendas nas ruas - Um problema da Umbanda!

Imagem
Ontem, na esquina da minha casa, encontrei esse despacho. Não sei o que é, a quem se destina e, muito menos, quem fez e com que intenção. Sabemos que muitos cultos também realizam este tipo de prática, então, pode ser que tenha sido feito por alguém que não seja da Umbanda. Seja como for, vamos imaginar que foi alguém da Umbanda e vamos refletir sobre este tipo de coisa que, infelizmente, é ainda bastante comum nas cidades e uma das razões que inspiram desconfiança e temor na sociedade em relação a nossa fé. Hoje eu passei de novo por este local e, como esperava, tudo estava espalhado. O copo estava quebrado, a farofa se espalhou por todo o chão e sujeira já descia rua abaixo... É por esta razão que, na Umbanda que pratico, não fazemos nenhum tipo de oferenda/despacho na rua ou em qualquer outro lugar que não seja o próprio terreiro... A fé não pode estar acima do bom senso gerando lixo e medo nas pessoas que vivem em torno! É urgente que os umbandistas acordem e parem de deixar oferen...

OFERENDAS SIMPLES

Imagem
Oferenda da Casa de Umbanda União de Uberaba - MG Em nossa casa, realizamos apenas uma oferenda por Orixá durante o ano e apenas dentro do terreiro, nada de sujar a rua ou a natureza... A foto acima é da nossa última oferenda em homenagem à Oxóssi. Trata-se uma oferenda coletiva, onde cada pessoa da corrente leva (se quiser) uma fruta. Não é obrigatório! Ao final da gira, as frutas são distribuídas entre os presentes e certamente vão carregadas com muita força espiritual. É uma oferenda simples, como é a nossa casa e nosso trabalho. Contudo, por vezes, converso com pessoas angustiadas por que trabalham em casas que realizam oferendas gigantescas, exigindo, portanto, uma grande contribuição financeira de cada membro para realizá-la. Respeitamos, sem dúvida, todas as casas e suas práticas. Mas, somos a prova viva de que podemos fazer muito, com pouco. A força da oferenda não está na quantidade de comida, mas na fé daqueles que ali as colocaram. V...