A pergunta de hoje é do @boiadeiro_de_aparecida e ele quer saber: Quando o Caboclo das Sete Encruzilhadas fundou a Umbanda, ele também ditou todas as ritualísticas que existem hoje? Ou foi sendo inserido com o longo do tempo?
Grato pela pergunta.
Conta a tradição que logo no primeiro dia de manifestação na casa de Zélio (16/11/1908), ele teria ditado as normas gerais do culto, como a gratuidade, os trabalhos voltados ao bem, o uso da roupa branca, etc. Contudo, ao longo dos anos, conforme a religião se solidificava e crescia, novos elementos foram surgindo no culto, como por exemplo, o trabalho de uma entidade que se apresentava com o nome de Orixá Malet (provavelmente, a partir de 1913).
Toda religião se comporta como um organismo vivo que vai crescendo e se adaptando ao meio em que se encontra. A Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (primeiro terreiro de Umbanda) em algum momento chegou à conformação que possui ainda hoje. Assim, quando assistimos aos vídeos deste terreiro (e tem no Youtube), nós estamos vendo o mais próximo possível da origem da Umbanda.
Em fins da década de 1930, como começaram a surgir vários terreiros que direta ou indiretamente estavam ligados à TENSP, o próprio Caboclo sugeriu que fosse criada uma federação, a fim de poder organizar os cultos. Porém, os resultados não foram tão satisfatórios, fazendo com que tanto o Caboclo quanto Zélio se voltassem ao próprio terreiro, deixando as demais casas se organizando por conta própria.
Desde então, surgiram diversas vertentes, diversas visões, diversas práticas, absorvendo influências dos mais diversos cultos (especialmente, do Candomblé), fazendo com que as práticas atuais da imensa maioria dos terreiros, embora ainda estejam ligadas por valores em comuns, se distanciem sobremaneira do ritual original, o que para mim não é um problema, pois como não sou tradicionalista, prefiro me ater aos valores do que às tradições.
Existem documentos disponíveis na internet, como o Estatuto da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade e também o seu Regimento Interno que nos permitem ter uma ideia mais clara de quais eram as práticas e cultos feitos neste primeiro terreiro.
Leonardo Montes
https://www.instagram.com/p/Cqx9QtkLMGp/
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.