Eficácia dos banhos comprados em lojas de artigos religiosos

 


A pergunta de hoje é do @joserochaterapeutafloral e ele quer saber: Qual o valor energético dos banhos que são adquiridos em lojas de Umbanda? Eles realmente têm algum valor energético? Ou funcionam como placebo?

Grato pela pergunta.

A resposta mais honesta é: Depende. E são vários os fatores.

Eu já vi banhos que são simplesmente água com cheiro, com essências (e que não me pareciam naturais, diga-se). Porém, também já vi banhos feitos com ervas (inclusive, com elas dentro), o que me dão a impressão de algo mais verdadeiro.

Contudo, os banhos tendem a perder a força energética com o correr dos dias. Eu aprendi com os guias que após algumas semanas da produção do banho, ele praticamente já não tem mais energia alguma, então, sou da opinião de que a grande maioria destes banhos não produz maiores efeitos, dado o intervalo quase sempre longo entre a produção e o seu uso.

Além do mais, banhos não são simplesmente misturas de ervas. Devem carregar a reza, a fé de quem o produziu. Então, por que alguém iria querer comprar banhos prontos? Preguiça?

A força do banho está, justamente, no despertamento da energia vegetal feito através das orações e dos cânticos que a própria pessoa evoca em seu favor enquanto o prepara... Por isso, não recomendo que se compre e, sim, que se faça o banho, preferencialmente, com ervas frescas (secas, somente em último caso).

Leonardo Montes

Deixe um comentário