A pergunta de hoje é do @_guilherme_brasil_ e ele quer saber: qual a diferença entre mentor espiritual e guia chefe (do médium). É verdade que todo médium de umbanda trabalha com 3 caboclos?
Grato pela pergunta.Existem algumas palavras no contexto da espiritualidade que são usadas como sinônimos, é o caso de: Benfeitor, Chefe de Coroa, Mentor, Guia, Guia de Frente etc.
Isto é, palavras que podem ser usadas para designar a mesma coisa, no caso, a entidade responsável pelo trabalho mediúnico do médium, portanto, não há diferenças na realidade, dependendo mais do uso que comumente se dá em cada localidade.
Guia de Frente (como nós chamamos aqui), é a entidade-chefe do trabalho de um determinado médium. Imagine um médium que trabalhe, por exemplo, com caboclo, preto-velho, criança, baiano, cigano e exu. Uma destas entidades (normalmente, da Direita), será o Guia de Frente, isto é, quem dirigirá os trabalhos das demais entidades através daquele médium: o líder da equipe, por assim dizer.
Quanto a questão dos caboclos, podemos dizer que varia muito de casa para casa. O mais comum parece ser que cada médium incorpore apenas uma entidade de cada linha. No entanto, em nossa casa, é comum que os médiuns trabalhem com dois caboclos. Eu trabalho normalmente com o Caboclo Pemba Branca, porém, eventualmente, também recebo o Caboclo Uirapuru.
Não existem regras rígidas neste sentido. Cada casa se organiza de uma forma e é preciso considerar a afinidade do médium. Pode ser que um médium trabalhe mesmo com três caboclos por ter uma afinidade profunda com esta linha e, por outro lado, venha a trabalhar somente com um preto-velho, por exemplo.
O “estranho” é quando vemos médiuns afirmando trabalhar com 7 pretos-velhos, 7 caboclos, 7 exus, aí, sinceramente, acho que a coisa complica, pois certamente “faltará” mediunidade para dar guarida a tantas entidades diferentes... Mas, essa é outra história.
Leonardo Montes
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.