Umbanda Tradicional


A pergunta de hoje é do Vinícius e ele quer saber o que é Umbanda Tradicional?

Bem, acho que a primeira coisa a dizer é que todas as divisões em vertentes são resumos e tentativas de classificações que foram ganhando corpo na internet com o correr dos anos. Na prática, o fenômeno religioso é sempre muito mais complexo do que a definição da vertente...

Porém, comumente, define-se como Umbanda Tradicional o que também se chama de Umbanda Popular, isto é, aquela Umbanda mais conhecida, mais comum de se encontrar com: sincretismo afrocatólico, uso de atabaques, oferendas, roupas coloridas, giras públicas com várias linhas da direita e da esquerda, etc. Uma prática sem muito conhecimento de culto onde se faz o que foi aprendido por tradição.

Aliás, para mim, este é o principal diferencial. 

Terreiros de Umbanda Sagrada, por exemplo, seguem a literatura do Rubens Saraceni. Terreiros de Umbanda Branca, a Codificação Espírita. Terreiros de Umbanda Esotérica, seguem a literatura do Matta e Silva... Agora, os terreiros de Umbanda Tradicional/Popular seguem de tudo um pouco e ao mesmo tempo não seguem ninguém: o foco está mais na prática que no conhecimento que fundamenta a prática.

E com isso não quero dizer que seja ruim... 

As diferentes vertentes existem como forma de enriquecer a espiritualidade, não a empobrecer. Para mim, diversidade é sempre valor e não defeito na religião.

Leonardo Montes  


Deixe um comentário