Filhas de Iemanjá podem cortar o cabelo?


Eis um tema que, a princípio, pode parecer estranho, porém, vira e mexe ele ressurge na internet: filhas das Iabás (Orixás Femininas), como Iemanjá, Oxum, Iansã, podem cortar seus cabelos sem pedir permissão?

Antes de responder, analisemos: elas deveriam pedir permissão para quem? Para seus dirigentes? Para seus guias? Para seus Orixás? E como elas pediriam essa permissão? Seria através dos búzios, nas giras, em seus sonhos?

Este é um bom exemplo de um assunto que, para mim, é completamente sem sentido e que, no entanto, é propagado em razão de certos tabus que as pessoas passam adiante como se fossem tradições religiosas fundamentadas. 

O que ocorre é que para algumas pessoas a cabeça (Ori) é sagrada, de tal forma que não se deve deixar que seja tocada por alguém sem o devido preparo, sendo necessário, portanto, certos preparativos antes que um cabelereiro (a) se aventure a cortar as madeixas alheias... No entanto, em minha opinião, esta preocupação é totalmente infundada.

Certo de que, sim, a nossa cabeça é mesmo sagrada e que, realmente, através dela podemos absorver energias nocivas que poderiam nos desequilibrar... No entanto, isto não ocorre exclusivamente através da cabeça, mas de todo o corpo. Além do mais, para prejudicar uma pessoa, basta que lhe seja direcionada energias ruins, sem a menor necessidade do toque físico para isso...

Todos os dias, milhares de mulheres em todo o Brasil cortam, pintam, alisam, enrolam, enfim, fazem diversos procedimentos em seus cabelos sem nunca se preocuparem com isso. Aliás, mesmo mulheres umbandistas que não sabem desta suposta interdição também fazem o mesmo com seus cabelos sem nunca enfrentarem qualquer problema neste sentido.

Minha esposa é filha de Iemanjá e frequentemente corta seus cabelos bem curtos sem nunca ter pedido permissão para alguém. Os guias que me assistem e orientam nunca me falaram nada sobre isso. 

Por fim, cabe uma reflexão: se houvesse qualquer interdição neste sentido, por que valeria apenas para as mulheres? Não será esta mais uma tentativa de controlar o feminino? Sempre que este assunto reaparece na internet, nunca vi quem o discutisse do ponto de vista masculino...

Em suma: em minha opinião, pode-se cortar o cabelo quando e como se queira, sem ter que pedir permissão a ninguém, estando bem certo de que nossos Orixás e guias tem muito mais com o que se preocupar do com que nossos cabelos.

Leonardo Montes 

Deixe um comentário