Estava jantando quando a minha esposa me chamou para ver um vídeo no TikTok (sempre ele...), onde um suposto médium fazia uma live. O tom da live era semelhante a outras que já vi na rede: “vamos bater a nossa meta”, “muito obrigado pelo presente” (envio de dinheiro virtual pela plataforma), etc.
O suposto médium falava, interagia com seus telespectadores (que somavam 350 quando vi) e trazia algumas palavras de conforto de cunho geral. Ao fundo, imagens de Chico Xavier, Kardec e uma música suave. A cada novo “presentinho”, uma efusiva comemoração.
O trabalho começou e os que enviaram presentes de maior valor foram selecionados para ter uma carta psicografada. Um homem apresentou o nome do pai e recebeu uma mensagem mais ou menos nos seguintes moldes: A espiritualidade amiga atende ao pedido do irmão fulado (sem citar sobrenome, como estava no TikTok) e informa que seu pai, Sr. Beltrano, se encontra reencarnado no meio da família (novamente, sem citar nome)... A carta termina com algumas mensagens genéricas de oração e agradecimento.
Entre o público, muitos deram vários presentes neste momento, vibrando de alegria em nome do companheiro que recebeu a mensagem sobre seu pai... Assisti mais alguns minutos e parei de ver a transmissão estarrecido com os mais de 90 mil inscritos no perfil.
Olha, a coisa tá feia!
Eu já tive a oportunidade de acompanhar bem de perto os trabalhos de psicografia de alguns médiuns e posso assegurar que psicografia, de verdade, está bem longe disso. No entanto, antes de falar sobre ela, penso que é importante fazer um alerta:
• Não existe trabalho de psicografia pela internet, muito menos, em live pelo TikTok e à base de dinheiro...
É compreensível que muitas pessoas estejam em sofrimento em razão da perda de seus familiares e queiram buscar um atalho para suas dores, contudo, não existem atalhos! Trabalhos sérios, apenas em locais sérios, com médiuns sérios!
Psicografia de verdade sempre vem recheada de detalhes, informações pessoais, desconhecidas do médium e que asseguram a veracidade do fenômeno pela robustez da escrita... Não são uma coleção de afirmações genéricas sem qualquer rumo!
O que estes supostos médiuns fazem é se aproveitar da fragilidade das pessoas num misto de crença cega e ingenuidade para infundir mensagens claramente falsas, genéricas, imprecisas, que estão muito longe da força de uma psicografia genuína.
No entanto, como tudo de ruim que existe no campo espiritual humano, é preciso compreender que são as próprias pessoas que alimentam estes falsos médiuns, pois se fossem esquecidos, desapareceriam da internet... Parece que quanto mais maluco, mais público!
Por fim, lembremos Carl Sagan: “Devemos manter a mente aberta, mas não tão aberta a ponto de o cérebro cair”.
Fé, sim! Mas, fé racional! Baseada em evidência, com os pés firmes no chão!
Leonardo Montes
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.