Notícias da Umbanda - 16/07

 


A partir de hoje, começarei aqui no blog uma espécie de coluna que chamarei de “Notícias da Umbanda”, onde procurarei trazer um breve resumo, seguido de comentários, das principais notícias semanais envolvendo Umbanda/Espiritualidade.

Falso médium pode pegar 280 anos de cadeia

Esta notícia saiu mês passado, no entanto, acho importante abordá-la. Trata-se de um canadense que durante 20 anos enganou milhares de pessoas se passando por uma famosa atriz conhecida nos anos 1980 por supostamente ter poderes psíquicos.

O golpe funcionava mais ou menos assim: ele escrevia cartas à mão e as enviava pelo correio, especialmente para idosos e pessoas vulneráveis, afirmando que a sorte delas mudaria e que estariam fazendo parte de uma corrente de amizade que mudaria suas vidas com algumas dicas e orientações que lhes seriam repassadas, desde que fizessem o depósito de determinado valor.

Por mais incrível que seja pensar que alguém possa cair neste tipo de conversa, o fato é que, nestes 20 anos, ele conseguiu obter mais de US$ 175 milhões de dólares com estes golpes! Incrível, não?

A matéria não deixa claro como ele obtinha o endereço das vítimas nem como foi descoberto, porém, o fato é que foi preso e pode pegar mais de 200 anos de cadeia por ter lesado tanta gente.

Não se engane pensando que apenas pessoas ingênuas ou com poucos estudos caem nestes golpes...

Ao longo dos anos, tenho conversado com muitas pessoas, das mais diversas camadas sociais, com as mais variadas formações, muitas ocupando cargos de destaque e que acabam sendo vítimas de “golpes espirituais”, basicamente, por duas razões: a busca de um caminho mais fácil para o sucesso/riqueza/felicidade (que não existe) e o desespero... Quando se está desesperado, corre-se o risco de encontrar alguém oferecendo uma facilidade que, como vimos no primeiro item, não existe...

Homem é morto a tiros dentro de terreiro

Infelizmente, parte das notícias envolvendo a religião são casos de polícia. Vocês se surpreenderão com a quantidade de homicídios que acontecem dentro dos terreiros...

O fato da vez é o seguinte: jovem com diversas passagens pela polícia estava dentro de um terreiro de Umbanda quando um homem desconhecido subiu no muro da instituição e realizou diversos disparos atingindo-o. Mesmo sendo socorrido pelo SAMU, não resistiu. O caso aconteceu em Campo Maior, Piauí.

Incêndio em casa de Umbanda

Segundo a matéria, o que se passou foi que um incêndio aconteceu numa “Casa de Umbanda” (não fica claro se era casa de artigos religiosos ou um terreiro) e duas pessoas acabaram feridas com queimaduras de segundo grau. A matéria não dá detalhes do que teria acontecido, por isso, não se sabe a origem do fogo.

Seja como for, devemos refletir: nós usamos velas, fazemos defumações, usamos pólvora, enfim, fogo é um elemento muito presente nos terreiros de Umbanda e, por isso, precisamos ter sempre muito cuidado ao manipulá-lo!

Sempre vejo notícias de acidentes e até mesmo morte em terreiros por conta do fogo, por isso, um alerta muito importante é: tome sempre muito cuidado ao manipulá-lo, não é porque você está num trabalho religioso que o fogo se torna menos perigoso, afinal, a energia da natureza é cega e a mesma força que limpa e cura, pode destruir e matar.

No entanto, para além do terreiro, existe outra prática muito comum entre umbandistas e também bastante perigosa que é a de firmar o Anjo da Guarda antes dos trabalhos, deixando uma vela acesa no altar dentro de casa enquanto se vai para o terreiro...

Esta prática é muito perigosa, pois a vela pode cair e o fogo se alastrar. Ao invés disso, a minha sugestão é: faça a sua firmeza do Anjo da Guarda antes de sair para o terreiro e, quando chegar a hora, apague a vela e vá tranquilo. A chama que precisa ficar acesa é a da sua fé em seu coração. Depois, poderá acender e continuar queimando aquela vela sem problema algum.

Rio de Janeiro ganha o dia de Zé Pelintra

O dia 07/07 passou a ser, oficialmente, o dia de ZéPelintra, no Rio de Janeiro. A data foi oficializada pela Lei nº 7.549/2022 e passou a constar nos calendários oficiais (sabe aquela legenda minúscula dos calendários, está lá). A data também é comemorada com “ações beneficentes, shows, samba dos Acadêmicos do Dendê, dança de ciganos, entre outras atrações”, em um santuário dedicado à entidade que fica no “Arcos da Lapa”, na capital.

A matéria ainda faz alguns paralelos entre a suposta historicidade desta entidade, aspectos culturais, religiosos, sociais etc.

No entanto, confesso que fico dividido diante destas celebrações. Por um lado, penso que seja importante ter destaque e visibilidade social, pois o preconceito toma conta e, todos os espaços que não são ocupados pela Umbanda, serão ocupados por outras religiões.

Por outro lado, parece que estamos sempre em busca de imitar o que outras religiões fazem, como a querer dia no calendário, procissões, manifestações, reconhecimento público daqui e dali e, sinceramente, não sei o quanto este tipo de coisa faz realmente a diferença ou se não passa de mera tolerância jurídica...

Enfim, estas são as notícias desta semana. Até a próxima!

www.umbandasimples.com.br

Leonardo Montes 

Deixe um comentário