Nesta terça-feira (4), na cidade de Botucatu (SP), houve um acidente durante uma gira e algumas pessoas ficaram feridas com queimaduras, duas com queimaduras graves, segundo reportagem do UOL.
A gira estava sendo filmada e o vídeo foi disponibilizado na internet. Nele, podemos ver uma pequena explosão e algumas pessoas mais próximas sendo atingidas. Segundo a matéria, 16 pessoas se feriram.
A impressão que me deu é que havia um pequeno recipiente no chão, talvez, a panela de defumação e a forma como o fogo se espalhou me pareceu típica de quando o álcool se espalha pelo chão, levando a chama.
Seja como for, o caso está sendo investigado.
A partir deste trágico acidente que, aliás, poderia ter ocorrido em qualquer terreiro, precisamos refletir sobre a segurança de nossas práticas, pois não importa em que lugar estejamos, as leis da natureza sempre seguem o seu curso.
Nos trabalhos de Umbanda, utilizamos diversos elementos perigosos, tais como: fogo, álcool, etanol (para acelerar a queima do carvão na defumação), pólvora (fundanga), punhais, banhos e chás (alguns, correndo o risco de envolverem plantas tóxicas), enfim, vários elementos que, se usados corretamente, são valiosos auxiliares... Porém, se usados levianamente, as consequências podem ser imprevisíveis.
Esperamos que as pessoas feridas se recuperem logo e que tal acidente sirva para que possamos ter mais cuidado ao manipular tais elementos em nossos terreiros, afinal, o que lá ocorreu poderia ter ocorrido em qualquer outro terreiro.
Leonardo Montes
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.