Existe um certo tipo de grupo na internet que permeia o universo umbandista/candomblecista que são os chamados grupos de “Ejó”, palavra em Iorubá que significa “confusão, conflito”.
Nestes grupos, o objetivo é comentar de forma sarcástica fotos e vídeos religiosos dos chamados “Becos”, gíria do mesmo universo que faz referência às casas de fé desestruturadas, isto é, templos sem fundamentação, etc.
A ideia, a princípio, parece boa... É aquela velha história de: vamos revelar toda a verdade, mas que frequentemente faz o tiro sair pela culatra.
Há ainda outro termo comum neste universo: “marmoteiro” que, basicamente, faz referência a quem seja enganador ou que não saiba o que está fazendo/praticando em relação a seu culto.
Assim, Ejó, Beco, Marmoteiro, são três palavras muito presentes nestes grupos que, como vocês viram pela foto deste post, não pode oferecer nada sério.
Muitos dos que participam de grupos assim o fazem como se fosse uma brincadeira, um tipo de “zoação” com as coisas “erradas” que vemos nas religiões, porém, este tipo de “brincadeira” é bastante maldosa, pois exibe, lado a lado, conteúdos de pessoas sérias e responsáveis como se não o fossem.
Trata-se, portanto, de grupos que apenas reforçam estereótipos negativos em relação à religião, pois quem deles participa apenas fica zombando das diferentes práticas (algumas sérias, outras nem tanto) dos mais diversos terreiros pelo Brasil, quase sempre, sem nenhum conhecimento de causa.
O curioso é que muitas destas pessoas quando hostilizadas por evangélicos fanatizados, correm às redes sociais para pedir por tolerância, porém, nas entranhas destes grupos de gente à toa, passam o dia todo rindo da cara alheia, zombando da própria fé, escarnecendo a religião por dentro...
Sabiamente, o Caboclo Mirim disse: “Umbanda é coisa séria, pra gente séria”. E gente séria – digo eu – não perde tempo em grupo de tolos.
Leonardo Montes
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.