Os prints que você está vendo foram obtidos a partir de uma comunidade sobre Umbanda no Facebook com mais de 250 mil membros. Observe com atenção: foram 158 curtidas e 129 comentários.
Li cada um deles e não houve uma única pessoa que reprovasse a publicação. Contudo, vamos analisar.
Eu não faço ideia de como seja o culto na Kimbanda Malei (como está escrito), isto é, se eles trabalham ou não dessa maneira, não sei e não me importa. O que me importa é que isso foi postado numa comunidade umbandista e curtido/comentado por pessoas que ou são da religião ou se simpatizam com ela.
O termo “Magia Negra”, hoje em desuso, em nada tem a ver com a “magia dos negros” ou com qualquer conotação racial... Trata-se de um termo europeu, oriundo da magia europeia e que faz referência a qualquer tipo de magia para fins egoísticos ou que violem o livre-arbítrio.
Quem acompanha o estudo que tenho feito do livro de Leal de Souza, deve-se lembrar que, em vários momentos, o autor deixa claro que a Umbanda surgiu, justamente, para combater esse tipo de coisa... Logo, não faz o menor sentido uma postagem desse tipo num grupo umbandista e, muito menos, que seja curtida e comentada positivamente por adeptos de uma religião que não acredita em demônios e muito menos pratica Magia Negra...
Contudo, como a Umbanda em essência é desconhecida entre seus próprios adeptos, postagens como estas (usando, inclusive, o nome de exu), passam desapercebidas em razão da sonolência que domina boa parte das consciências a respeito da sua própria religião.
Como certa vez me disse a saudosa Vó Cambinda: é muito mais fácil pintar no muro de uma casa “Terreiro de Umbanda” do que “faço Magia Negra”... Porém, agora, anos depois, eu diria: vó, a coisa tá tão feia que poderiam pintar ambas as coisas e o povo não saberia diferenciá-las, infelizmente...
Leonardo Montes
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.