Um dos grandes desafios dos terreiros é a mútua tolerância. Muitos pensam que ao entrar para a Umbanda sofrerão ataques espirituais, perseguições de obsessores, demandas terríveis (e, sim, em algum nível, tudo isso pode acontecer), porém, nem de longe estas coisas representam a maior dificuldade da vida religiosa que pode ser resumida na seguinte expressão: o outro!
Pois é, a maior dificuldade de qualquer terreiro são “os outros”.
Reunir pessoas diferentes, com culturas diferentes, diferentes educações e visões de mundo, sem contar as pendências espirituais que ardem no coração de cada um e colocá-las todas juntas num único projeto de espiritualidade, eis o maior desafio de qualquer religião!
Concatenar esforços e objetivos em comum deixando de lado o “eu” para pensar em “nós” é um grande desafio para qualquer religioso e, no que se refere aos terreiros, uma realidade pungente...
Aos companheiros de boa vontade cuja recompensa por seus esforços quase sempre redunda em ingratidão (eu bem sei), rogo a Deus que lhes inspire confiança e paciência para que tenhamos forças para seguir adiante, sempre...
Leonardo Montes
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.