Dica valiosa para quem quer estudar sobre espiritualidade


A dica que trarei hoje é simples, mas pode poupar muito tempo para quem deseja estudar qualquer assunto referente à espiritualidade. Imagine que este universo é tão vasto quanto o território de um país: são muitos os assuntos, diversas doutrinas, práticas, técnicas, caminhos, por onde começar?

Há muitos anos, quando iniciei os meus estudos em matéria de Espiritismo, conheci um senhor que usava uma expressão muito curiosa: a contra mão do conhecimento. Dizia ele que, no estudo da doutrina, começar por certas obras era como começar na contra mão e que, em dado momento, o estudioso perceberia isso e, então, teria que refazer todo o caminho novamente, começando agora pela via “certa”.

Eu nunca levei isso a ferro e fogo, mas acho que faz sentido.

Como são múltiplos caminhos neste campo, o novato sempre encontra uma dificuldade natural quando deseja estudar sobre determinado assunto e mesmo quem já esteja muito familiarizado com um determinado campo, ao estudar um novo, enfrentará o mesmo dilema.

Recentemente, por exemplo, resolvi colocar em prática um desejo que já entrou e saiu da minha vida diversas vezes: o estudo do tarô. Há pelos menos uns sete anos este tema entra e sai do meu radar com alguma frequência. Este ano, por uma série de razões, resolvi descortina-lo e pude, enfim, iniciar o seu estudo.

Antes de fazê-lo, me fiz esta mesma pergunta: por onde começar? Foi aí que apliquei a dica que trago hoje para vocês.

Eu já tinha um norte na pesquisa do tarô que surgiu de alguns estudos sobre hermetismo que, vez ou outra, eu lia. Por isso, eu já tinha um mínimo de informações sérias e relevantes sobre o assunto. A partir daí, comecei a pesquisar sobre quem seriam os autores de peso sobre o assunto e que eram reconhecidos/respeitados pelos ocultistas que eu já conhecia anteriormente.

Após algumas semanas, selecionei três nomes. Todos eram pessoas respeitadas e tinham obras sobre o assunto. A partir dessa seleção, comecei a pesquisar conteúdos produzidos por eles e que estavam disponíveis na internet. Li algumas coisas, assisti alguns vídeos e logo me familiarizei mais com a abordagem de um deles. Por fim, acabei adquirindo o curso básico em forma de livro e é o que tenho estudado nas últimas semanas.

Compreendeu o método?

Faça um levantamento de pessoas respeitáveis sobre o assunto, utilizando a internet (ou indicação de amigos);

Selecione alguns nomes entre os mais cotados em sua pesquisa;

Pesquise mais conteúdos em textos/vídeos sobre cada um destes autores;

Escolha aquele com quem você mais se identifica e inicie seus estudos por suas obras.

É simples assim e te poupa muito tempo.

Isto não quer dizer que você só estudará o que este autor escreve. Você tomará suas obras como base, ponto de partida. Se gostar mesmo do assunto, com o tempo, vai ler outros livros deste autor e, quando formar um entendimento legal, mais facilmente você compreenderá outras formas de abordar o tema, através de outros autores: sugiro, inclusive, que você leia os conteúdos dos outros autores que você pesquisou anteriormente.

Ao cabo de alguns anos pesquisando sobre o assunto através de fontes confiáveis, você terá um entendimento bastante abrangente do tema escolhido. E é este o método.

Foi assim que estudei o Espiritismo e também a Umbanda.

Quando você começa o estudo por autores renomados, você evita perder tempo com pessoas menos qualificadas que se propuseram a falar sobre o assunto: você aproveitará a experiência do autor selecionado e evitará cometer os mesmos erros que ele precisou cometer para poder compartilhar com seus leitores o conhecimento acumulado no correr dos anos.

Enfim, é isto.

Leonardo Montes  

Deixe um comentário