Nunca fui católico...
Porém, desde que comecei na Umbanda ouço os guias falarem sobre o assunto. Há alguns anos, escrevi um texto que viralizou, foi copiado e modificado muitas vezes, intitulado: Quaresma – Quando abrem os portões do Umbral.
Porém, este assunto é sempre desgastante.
O pessoal que não liga sempre diz que é coisa de católico e que nada tem a ver com a Umbanda... É a moda da vez: tudo que pertence ao Espiritismo ou ao Catolicismo deve ser descartado... Influência boa na Umbanda, só a do Candomblé. Bem, é o que eles pensam...
Eu sempre ouvi o Velho falando sobre este período e o quanto as entidades precisam trabalhar do outro lado. Além do mais, a própria vida me mostrou que, crendo ou não, este é sempre um período tumultuoso...
Aprendi que não temos que nos preocupar com comer ou não comer carne. O que importa é o que sai da boca. Importa a natureza dos pensamentos, das emoções. Neste período, devemos redobrar os cuidados com as orações, com a vigilância de nossos pensamentos e, acima de tudo, pegarmos firmes na oração.
Os terreiros não devem fechar. Antes, precisam trabalhar com mais firmeza, pois o número de pessoas perturbadas nesta época do ano tende a aumentar drasticamente.
Assim aprendi, sigo e divulgo.
Leonardo Montes
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.