A Umbanda não é melhor que outras religiões


A Umbanda não é melhor que o Espiritismo, Catolicismo, Candomblé, Budismo, Santo Daime ou qualquer outra religião. Não existe religião melhor que a outra. Pensar isso é fanatismo... As religiões são boas para os indivíduos que se identificam com elas e podem ser completamente indiferentes para quem não as conhece. 

Frequentemente, contudo, vemos umbandistas “vendendo” a imagem da Umbanda como uma “tábua de salvação”, uma religião “milagreira” ou coisa parecida. Tudo isso é ilusão. Em todas as religiões se pode obter bençãos, em todas se pode conseguir um “milagre”. 

As religiões são apenas caminhos que Deus oferece à humanidade para que cada um possa se guiar por critério de afinidade. São como faixas numa rodovia, mostrando os limites por onde devemos trafegar. Para onde vamos? Depende de nossos passos.

Receber uma benção do Alto é, sim, possível e já vi acontecer algumas vezes. Depende, contudo, fundamentalmente de alguns fatores: provação individual, merecimento e de Deus. É sempre Dele que emanam todas as bençãos que se derramam nos centros, igrejas e templos diversos. 

Em última instância, é sempre entre a pessoa e Deus. Todo o resto (terreiro, dirigente, entidades) são apenas apoios que a pessoa recebe até que consiga se erguer e do próprio coração se conectar ao criador através da prece sincera – único meio de ligar céus e terra.

Leonardo Montes 

@canalumbandasimples 

📸 de Alex Azabache

Deixe um comentário