UmbandaNews: Ex-médiuns aceitam Jesus!

Magda Ehlers / Pexels

Vamos começar a coluna de hoje com alguns convites. O primeiro deles é que temos um grupo de WhatsApp especialmente focado no universo da Umbanda. Os que desejam participar, basta clicar aqui (o link não ficará disponível por muito tempo).

O segundo convite é: eu e a minha esposa estamos fazendo o Evangelho no Lar Umbandista, às quintas-feiras, 21h, onde estudamos um trechinho de O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e de O Evangelho Segundo o Espiritismo (conforme recomendava o Caboclo das Sete Encruzilhadas), porém, adaptados ao universo da Umbanda, com exemplificações e casos de terreiro. Para participar, basta se inscrever no canal Umbanda Simples do Youtube.

Estátua de Iemanjá é vandalizada em São Luís 

No dia 23/07/2023, em São Luís (MA), uma estátua de Iemanjá localizada na praia do Olho d’Água, teve seu rosto destruído. O caso foi tomado, a princípio, como vandalismo, pois não havia outros elementos que atestassem intolerância propriamente dita, como pichações ou outros símbolos/frases de intolerância religiosa. No entanto, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular classificou o ato, segundo nota, como:

“O monumento é alusivo ao processo de luta dos povos de terreiro maranhenses por reconhecimento e liberdade religiosa. Além de um dano ao patrimônio público, trata-se de um ataque de racismo religioso aos povos tradicionais de terreiro que deve ser repudiado e combatido”. 

Seja vandalismo (que é uma das coisas mais estúpidas que alguém pode fazer) ou por intolerância (que também é estupidez pura), o que se passa é que, muito provavelmente, casos assim continuarão a crescer nos próximos anos, infelizmente. 

Ex-médiuns aceitam jesus

Duas “médiuns” em um podcast disseram ter abandonado a prática da numerologia por terem aceitado Jesus. Agora, o que mediunidade e numerologia têm em comum? Vai saber... No entanto, eu não vou me estender sobre a matéria em si, mas a partir dela quero comentar algumas coisas.

Primeiro: como o meio evangélico se apropria e distorce termos de origem espiritualista! Temos casos, por exemplo, de Bíblias que usam as palavras: médiuns, espíritas, espiritismo, termos que não existiam à época das escrituras e isso não é feito por mero descuido do tradutor e, sim, como forma de infundir na cabeça dos fiéis que estas práticas são demoníacas e boa parte acaba por acreditar mesmo, afinal, tá escrito, deve ser verdade, né?

Segundo: além de questionável o depoimento dessas pessoas, principalmente quando publicado em tabloides evangélicos, é preciso reconhecer que não existem ex-médiuns, pois a mediunidade é algo que está na pessoa, faz parte da sua constituição. O médium pode apenas decidir por não trabalhar, mas não é possível deixar de ser médium. Podemos comparar com a paternidade: uma vez que você tenha filho, você pode não conviver com ele, não aceitá-lo, mas não é possível deixar de ser seu pai. 

Terceiro: embora seja possível que um médium se converta e abandone suas práticas (liberdade religiosa), é preciso dizer que, em minha opinião, boa parte destes médiuns que não apenas se convertem, mas se transformam em apóstatas, isto é, convertidos, agora combatem aquilo que antes faziam, na verdade, são médiuns que nunca se firmaram em lugar algum, nunca seguiram tradição alguma, nunca foram sérios ou eram alucinados que a cada passo diziam receber mensagens do além ou espertalhões que viam na mediunidade uma oportunidade de negócio até que descobriram um nicho mais rentável... 

Médium explica como funciona a psicografia

O médium Nilton Stuqui participou de um podcast chamado Diário Talk’s onde comenta sobre diversos assuntos, inclusive, sobre os mecanismos da psicografia no trabalho que realiza.

A psicografia é (para mim) o trabalho mais bonito que se pode realizar e eu mesmo tive a felicidade de vê-la bem de perto, através de alguns médiuns e realmente é algo impressionante.

Muita gente me pergunta se existe psicografia na Umbanda. E aí, o que você acha? 

A mediunidade não é espírita ou umbandista, ela é humana. Onde quer que haja um médium psicógrafo, existe a possibilidade do fenômeno. Zélio de Moraes, por exemplo, psicografava. No site da TENSP, encontramos algumas destas psicografias.

Eu me desenvolvi numa casa onde havia psicografia e se você quiser acompanhar a leitura de uma destas cartas recebida em terreiro, veja este vídeo.

Até a próxima semana! 


Deixe um comentário