Acabo de ver uma postagem, num grupo de Umbanda, onde uma imagem com esta frase foi publicada. Parei, li, li novamente, refleti e me perguntei: O que isso tem a ver com pombagira?
Curioso, verifiquei os números da referida postagem:
643 curtidas e 57 comentários.
Vejamos alguns deles:
"Ela arranca mesmo, paga para ver!"; "Com toda certeza"; "Loroye minha guardiã"; "Verdade. Elas sabem o que fazem", etc.
Caso a postagem fosse: "Se a MINHA máscara não cair, minha pombagira arranca", eu até compreenderia... Afinal, essas entidades nos ajudam nos caminhos do coração e não podemos ir longe se mentimos para nós mesmos...
Contudo, retratá-las como entidades barraqueiras interessadas em se intrometer na vida alheia, ainda mais para desmascarar os OUTROS, é de uma falta de compreensão sem tamanho.
Pombagiras são entidades que nos ajudam com o autoconhecimento, a enxergarmos nossas emoções mais profundas, nossos medos, desejos, anseios... Não são entidades barraqueiras, não se vingam de ninguém, não se esforçam em desmascarar a ninguém... Estão aqui para ajudar os que verdadeiramente querem se conhecer e se tornarem pessoas melhores!
Não bastam as pedradas de fora da religião, há pessoas de DENTRO da Umbanda que contribuem para propagar preconceitos e desinformações. Uma pena!
Leonardo Montes
Instagram: @CanalUmbandaSimples
(Texto de 2018, tão atual...)
Deixe um comentário
Postar um comentário
Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.